A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) promoveu de 8 a 11 de agosto de 2023, em Brasília, a IV Biodiesel Week. O evento, que se consolidou como um dos mais importantes do setor de biocombustíveis no país, reuniu parlamentares, pesquisadores, autoridades do governo e alguns dos principais representantes da indústria de biodiesel, setor que emprega centenas de milhares de pessoas e que contribui para que o Brasil possa efetivamente trilhar o caminho da transição energética.
Neste ano, a Biodiesel Week tratou de diversos temas importantes para o setor, como a longevidade do uso do biodiesel, a contribuição deste biocombustível para a produção de alimentos e o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como a adoção de novas tecnologias. A IV Biodiesel Week discutiu ainda a participação do Congresso Nacional na busca por um marco regulatório que assegure previsibilidade e segurança jurídica para todos os elos da cadeia produtiva, bem como melhores práticas na utilização e produção de combustíveis.
Ao todo foram quatro dias de evento com atividades fechadas e abertas ao público. A principal delas ocorreu no Dia Internacional do Biodiesel, celebrado em 10 de agosto, com a realização de um seminário em Brasília-DF. Aberto ao público geral, contou com a mesa de abertura, composta por parlamentares e autoridades do governo federal, e seguido de discussões técnicas com importantes nomes do setor em quatro mesas de debates.
Atividades Internas
Reunião (interna) do Conselho de Administração da Ubrabio.
Reuniões (internas) técnicas da Ubrabio:
IV Biodiesel Week
Em celebração ao Dia Internacional do Biodiesel, a Ubrabio em parceria com Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), realizou seminário no auditório Olacyr de Moraes, do Ministério da Agricultura e Pecuária, Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, com debates sobre temas centrais para a cadeia do biodiesel no país e contou com a participação de parlamentares, autoridades do governo, empresários, pesquisadores e representantes do setor.
O evento também contou com transmissão ao vivo pelo canal da Ubrabio no YouTube.
A mesa de abertura reuniu autoridades públicas e lideranças do setor de biocombustíveis.
Esta mesa abordou os desafios e oportunidades da cadeia de proteína animal e a sua relação com o biodiesel. Contou com a participação de entidades que compõe o Fórum ProBrasil. Além da própria Ubrabio, foram convidadas organizações como Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) e Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES).
Esse painel discutiu características técnicas, externalidades e a potencialidade integrada para a longevidade do biodiesel. Único biocombustível do ciclo diesel capaz de atender, imediatamente, a demanda de crescimento de combustível com baixa pegada de carbono.
Contou com a participação de representantes da Embrapa Agroenergia e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Na ocasião, os convidados abordaram oportunidades de financiamento e de inovação relacionadas à produção e o desenvolvimento de novas tecnologias associadas a biocombustíveis, com foco especial no biodiesel.
Para fechar o evento, a mesa IV lançou luz sobre os resultados e contribuições do Selo Biocombustível Social, política pública voltada para incentivar a produção por pequenos agricultores, bem como possibilitar a diversificação na produção de matérias-primas utilizadas na produção do biodiesel, em especial no Norte, Nordeste e semiárido.
08h-16h | Visita Técnica a uma Indústria integrada de Biodiesel
No último dia da IV Biodiesel Week, foi realizada uma visita técnica a uma indústria integrada de biodiesel. Essa visita teve como objetivo proporcionar uma experiência única, permitindo que os participantes conhecessem pessoalmente os processos produtivos e a cadeia de produção do biodiesel.
Compreender de forma direta e presencial os processos envolvidos na produção de biodiesel é de extrema importância para entender a relevância dessa atividade tanto para a economia do país quanto para o meio ambiente. Ao vivenciar essa experiência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a complexidade da produção de biodiesel, bem como os desafios e as oportunidades que envolvem essa indústria.
Ao final dessa experiência, os participantes estão mais bem preparados para promover e impulsionar as ações necessárias para o desenvolvimento sustentável do setor de biodiesel, buscando um futuro mais limpo, eficiente e ambientalmente responsável.