Após dois anos de programação apenas virtual, Brasília recebeu a III Biodiesel Week. Um dos maiores eventos sobre biocombustíveis do país, a Biodiesel Week ocorreu entre 10 e 12 de agosto de 2022, na Câmara dos Deputados (Auditório Freitas Nobre – Subsolo do Anexo IV), durante a semana em que se comemora o Dia Internacional do Biodiesel, 10 de agosto.
Em 2022, além da abertura, o evento contou com três mesas temáticas, que foram palco de debates sobre as externalidades positivas da cadeia do biodiesel, com repercussão positiva tanto na economia quanto no meio ambiente.
Contou com transmissão ao vivo no canal da Câmara dos Deputados e armazenado no canal Ubrabio no YouTube, aberta ao público em geral.
Assista à programação completa da III Biodiesel Week, um dos maiores eventos de biocombustíveis do Brasil
Local: Câmara dos Deputados (Auditório Freitas Nobre – Subsolo do Anexo IV), em Brasília
A abertura do evento teve a participação de autoridades do governo federal e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de representantes da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).
A primeira mesa tratou do debate construtivo e plural que beneficie o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva deste biocombustível. Formada por parlamentares de diferentes visões ideológicas e partidos políticos, a mesa irá explorar também quais caminhos as principais candidaturas postas neste momento estão tratando das questões relacionadas aos biocombustíveis e seu papel no desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.
Composta por embaixadores, adidos comerciais e pesquisadores, a segunda mesa abordou as experiências internacionais e os compromissos de metas ambientais assumidos pelos países, de modo a se identificar o que as nações têm feito na transição para modelos econômicos de baixo carbono. Haverá ainda a exposição de cases de países que há anos introduziram o biodiesel em suas matrizes energéticas, com percentuais de mistura sobre o diesel que ultrapassam 40%.
Chefe da Divisão de Energia Renovável do Min. das Relações Exteriores, Renato Godinho
Segundo Secretário, Chefe da Seção Econômica da Embaixada da Indonésia em Brasília DF, Ibnu Swantoro (Apresentação)
Adido Agrícola da Embaixada da Argentina, ministro Javier Dufourquet (Apresentação)
Conselheira para Assuntos Econômicos e Comerciais e Chefe da seção comercial da Embaixada do Canadá para o Brasil, Bonny Berger (Apresentação)
Professor da UFRJ e Consultor Técnico da Ubrabio, Donato Aranda
A última mesa explorou o desenvolvimento sustentável e o papel do biodiesel na geração de empregos e renda para mais de 300 mil pessoas na agricultura familiar, bem como as oportunidades geradas pelo Selo Biocombustível Social. Essa mesa será formada por secretários de Estado, agricultores familiares e representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Secretária de Economia do Estado de Goiás, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt (Apresentação)
Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Mato Grosso, Rogério Luiz Gallo
Presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas – UNICAFES/AL, Antonino Cardozo (Apresentação)
Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann
Abertura
Mesa I: Biodiesel no Congresso Nacional
Mesa II: Experiências internacionais de uso do biodiesel e benefícios à sociedade
Mesa III: Biodiesel e o desenvolvimento regional