Celebrando o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado no dia 10 de agosto, a Ubrabio e a Embrapa Agroenergia promoveram, na semana de 10 a 14 de agosto de 2020, a primeira Biodiesel Week. O evento, totalmente online, contará com a participação de empresários, agentes públicos, jornalistas e pesquisadores para abordar diferentes aspectos do mercado de biodiesel no Brasil e no mundo.
Foram oito webinars, totalizando cerca de 15 horas de apresentações e debates sobre diferentes questões em evidência atualmente no setor.
A transmissão aconteceu ao vivo no canal da Ubrabio no YouTube, mas também foi possível participar via Zoom com inscrição prévia.
Participaram autoridades do poder executivo, parlamentares e dirigentes das entidades realizadoras do evento.
O Webinar Biodiesel no Brasil e no mundo contou com a participação de representantes da indústria de biodiesel em diferentes partes do mundo para compartilhar as experiências com o uso desse biocombustível em seus países.
O Webinar Leilões de Biodiesel deu um panorama sobre o funcionamento dos leilões de biodiesel e discutir seu futuro, hoje em discussão no Ministério de Minas e Energia.
No Webinar Novas Matérias-Primas para o Biodiesel, pesquisadores apresentaram estudos e tendências para diversificação de matérias-primas usadas na produção de biodiesel, aproveitando a biodiversidade brasileira.
O Webinar RenovaBio: Elegibilidade e rastreabilidade da soja e do milho teve como proposta discutir os aperfeiçoamentos que devem ser feitos na Política Nacional de Biocombustíveis, de modo a reconhecer a sustentabilidade da produção agrícola e permitir maior participação da soja e do milho, entre outras matérias-primas, na RenovaCalc, a calculadora do RenovaBio.
O Webinar Qualidade do Biodiesel traz a visão de especialistas em qualidade para abordar os trabalhos desenvolvidos ao longo de mais de uma década de uso deste biocombustível no Brasil. Hoje, o biodiesel brasileiro possui uma das especificações mais rigorosas do mundo.
O Webinar Biocombustíveis avançados: tecnologia e regulamentação foi uma oportunidade de diálogo entre setor produtivo, governo e academia acerca dos desafios e oportunidades para que o HVO (diesel verde) e os biocombustíveis de aviação se tornem uma realidade no Brasil.
O Webinar Selo Social discutiu os desafios para a inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel. O Selo Combustível Social é um instrumento que incentiva a aquisição de matéria-prima da agricultura familiar pelos produtores de biodiesel e um dos pilares do Programa de Produção e Uso do Biodiesel. Entretanto, ainda existem questões a serem superadas para que a inclusão produtiva alcance o Norte e Nordeste do país, de forma mais efetiva.
A Palestra Magna com Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio, abordou como o setor de biodiesel pode contribuir com a recuperação econômica pós-pandemia, em bases sustentáveis. Ferrés defende a estruturação de uma política de equalização para o complexo soja que estimule a agregação de valor no país e o fortalecimento da indústria brasileira. Participarão especial de três debatedores para instigar a discussão.